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Alagoinhas, Bahia, Brazil
Somos alunas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB -do curso de letras com Habilitação em Língua Inglesa.Estamos no 7º Semestre e a criação deste blog faz parte do Componente Curricular Espaço de Vivência, Convivência e Rperesentação de Língua Materna e Língua Inglesa.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ESTUDO CONTRASTIVO ENTRE A FLUÊNCIA ORAL EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA

O texto abaixo é das autoras: Kessya Pinitente Fabiano, Joelma Costalonga e Patrícia de Oliveira Santana.... Achei muito interessante, não deixem de ler...o link de acesso está logo depois do trecho....boa leitura!!!!!!!!!!!!!!! bjussssssssssssssssss

O mercado de trabalho, hoje, exige profissionais com pluralidade de conhecimentos e domínio de uma quantidade cada vez maior de informações relevantes e adequação de comportamento a situações diversas. Assim, o profissional precisa inteirar-se de assuntos variados, falar outras línguas, ser capaz de participar de diferentes projetos para inserir-se nesse mercado mais exigente. Reconhece-se a importância de focalizar o processo de aprendizagem, mais que a instrução e a transmissão de conteúdos, lembrando que hoje é mais relevante o como você sabe do que o que e o quanto você sabe. Aprender é saber realizar. Conhecer é compreender as relações, é atribuir significados às coisas. Quando um indivíduo aprende uma segunda língua, ele passa por meio de vários pontos, dentre eles, a cultura. Assim, o artigo tem como objetivo principal, analisar um estudo contrastivo entre a fluência oral em Língua Portuguesa (LM) e Língua Inglesa (LE), já que foi dada pouca importância para a oralidade dos falantes da LM e dos falantes da LE e que atualmente é um dos requisitos mais procurados nos profissionais para ingressarem no mercado de trabalho. Nesse artigo é abordado o ensino do Português mostrando o que cada autor fundamenta o que é ter fluência em LM e em LE; a dificuldade com a correlação entre a escrita e a fala e as diferenças de pronúncia entre Inglês e Português.

Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras

O texto abaixo é interessante para quem está ou pretende entrar na área de ensino da LI.

O ser humano possui algumas características que são exclusivas de sua condição humana. Nenhum outro ser, por exemplo, tem a capacidade da articulação lingüística em termos de léxico e sintaxe; nenhum outro ser é capaz de pensar e refletir sobre sua própria condição, e nenhum outro ser é de capaz de evoluir de uma geração para outra, como faz o ser humano. Dessas características exclusivas - e essenciais - do ser humano, duas precisam ser destacadas quando se fala em formação de professores de línguas estrangeiras. Uma é a capacidade da fala; o homem não é apenas um animal político; é um animal político que fala. A outra característica importante é a capacidade de evoluir. O ser humano não permanece o mesmo de uma geração para outra; ele se transforma, transforma o mundo e transforma a percepção que temos do mundo.

Essa é a referência:

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas
estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas
estrangeiras; construindo a profissão. Pelotas, 2001, v. 1, p. 333-355.

E esse é o link onde vc encontra todo o texto na íntegra...boa leitura!!!!!!!!!!!!
http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/formacao.pdf

TEMAS DE TCC's

"A LITERATURA INGLESA NA SALA DE AULA"

O PRESENTE TRABALHO ABORDA A IMPORTÂNCIA DE INSERIR TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOINHAS, COMO FORMA DESPERTAR NO ALUNO A IMPORTÂNCIA DESSA LÍNGUA E QUAL A SUA FUNCIONALIDADE SOCIAL E INTERACIONAL DO MUNDO GLOBAL.

"AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"


ESTE PROJETO CONSISTE EM MOSTRAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LEITURA EM LI, PROPONDO UMA DISCUSSÃO TEÓRICA QUE APONTA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA ALUNOS NO ENSINO MÉDIO TRABALHANDO COM AUTORES COMO: VERA LÚCIA DE OLIVEIRA PAIVA NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, UTILIZANDO UM CORPUS DE NARRATIVA DE APRENDIZAGEM ONDE OS NARRADORES NOS CONTAM COMO APRENDERAM OU APRENDEM DIVERSAS LÍNGUAS.

"POR QUE UM CLÁSSICO LITERÁRIO, SATÍRICO-POLÍTICO, GANHOU VERTENTE PARA A LITERATURA JUVENIL?"

ESTA PESQUISA OBJETIVA, A PARTIR DA LEITURA "AS VIAGENS DE GULLIVER" DO AUTOR JONATHAN SWIFT, IDENTIFICAR ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS QUE DETERMINEM SER ESSA NARRATIVA UMA LITERATURA JUVENIL. A OBRA EM QUESTÃO FOI ESCRITA NA ÉPOCA EM QUE O REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA ERA FORMADO PELO PAÍS DE GALES, ESCÓCIA E IRLANDA, SENDO ESTE ÚLTIMO PAÍS DE ORIGEM DO AUTOR JONATHAN SWIFT. AS VIAGENS DE GULLIVER É UM LIVRO POLÍTICO, ONDE O AUTOR USOU A IMAGINAÇÃO, A INVENTIVIDADE E A FICÇÃO COMO MEIO PARA CRITICAR A ESTRUTURA SOCIAL EUROPÉIA DA ÉPOCA E A HUMANIDADE. PRETENDE-SE ATRAVÉS DA LEITURA DA OBRA EM QUESTÃO, INVESTIGAR POR QUE AS VIAGENS DE GULLIVER GANHOU VERTENTE PARA A LITERATURA JUVENIL.

PRONTO TURMA, ESSES SÃO OS NOSSOS TCC's. ACEITAMOS SUGESTÕES DE TEÓRICOS E COMENTÁRIOS PERTINENTES AOS TEMAS ACIMA EXPOSTO.
BJUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

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